Conhecendo um Templo Budista | #100em1
►Esse post faz parte do projeto #100em1 e é o resumo do lugar 45 ◄
Templo Zu Lai | Cotia-Sp
Na quarta-feira (22), fui convidada pela Pá pra conhecer um templo budista. Esse é um daqueles lugares que eu nunca imaginei ir mas que graças ao #100em1 tenho tido essa oportunidade incrível de sair da minha zona de conforto e conhecer lugares totalmente diferentes dos meus costumes.
A viagem de ida demorou cerca de uma hora. Mas todo o caminho foi super tranquilo. O templo é aberto para visitação de Terça à Domingo. A entrada é gratuita, assim como o estacionamento. Chegamos lá e fomos na lanchonete "almoçar". Pedimos alguns salgados, cappuccino e refrigerante. Um detalhe é que tanto na lanchonete como no restaurante (que só abre aos fins de semana) não é servido nenhum tipo de carne. Tanto que pedimos uma coxinha que tinha como recheio proteína de soja! Achei bem interessante!
Olha o monge socializando lá no fundão! |
Na parte superior (depois de subir aquele monte de escadas) fica o templo principal para oração. Na porta fica um segurança super gente boa que nos instruiu a fazer um ritual com o incenso (você pode ver no vídeo). Dentro dessa sala não é permitido filmar nem fotografar, mas tem vários "banquinhos" próprios para ajoelhar. No centro fica uma estátua enorme do Buda com velas e outras decorações. Ficamos pouco tempo mas não consegui sentir nenhuma energia. Talvez por ter um grupo grande de turistas acompanhado de um guia que ficava falando sobre o templo, não consegui sentir nada.
O segurança gente boa lá no fundo. |
Saímos da sala principal logo após aquele grupo grande ter saído e ido para a sala de meditação. Lá não pode entrar então ficou um amontoado de gente no corredor. Era impossível irmos lá então fomos embora.
Um detalha que vi quando estávamos indo em direção as escadas foi um monge que estava entre um pequeno grupo de turistas asiáticos posando para as fotos. Achei bacana da parte dele, mas também achei meio esquisito. Quer dizer, ele não está lá para aparecer e ficar sendo fotografado como um objeto. Não sei, acho esse tema meio polêmico...
Alguém sabe o que está escrito nessa plaquinha dourada? |
Até o lixo é bonitinho! ♥ |
Na área mais baixa do terreno fica um bosque super tranquilo. Parece cenário de filme. Um lago com carpas e tartarugas, decorado com uma ponte de madeira e estátuas brancas de cimento ou gesso, em meio a árvores e arbustos.
Locação para filmagem (#sqn) ! |
Na lanchonete descobrimos que eles fabricam vários tipos de pães mas como durante a semana o movimento é fraco, os pães só estavam a venda na padaria fora do templo, logo ao lado da saída. Obviamente fomos lá e encontramos uma lojinha pequena, bem simples e com poucas peças. Os mais diferentes e o tradicional (de cenoura) estavam em falta. Mesmo assim fizemos a festa e levamos vários tipo de pães. Já comi todos e adorei! São bem levinhos e saborosos! No fundo da lojinha tem uma janela que a gente pode ver a cozinha onde são fabricados os pães. Achei que era algo mais inusitado como os próprios monges trabalhando, mas só tinha um padeiro que estava dormindo!
A volta foi um um pouco mais intensa pois pegamos a hora do rush na rodovia, mas nada que chegasse a um engarrafamento.
Achei uma experiência incrível, o lugar é lindo e eu só conseguia pensar em como deve dar trabalho cuidar de um lugar daqueles. O mais bacana é que é tudo de graça. Você só paga se consumir algo. Vale super a pena conhecer o templo, independente da sua religião ou crença.
Perguntas pra quem quiser socializar:
- Pão francês (do Brasil) ou de forma?
- Prefere lugares mais tranquilos (como chácara, sítio... ) ou agitados (centro da cidade, balada, shopping... )?
Até a próxima! ♥
14 comentários
Adorei esse seu projeto #100em1.
ResponderExcluirQue lugar lindo! Parece tão sereno, e o clima ajudou, né? Um dia gostoso.
:**
Que bom Carla!
ExcluirSim, é super tranquilo, ajudou sim. Ainda bem que não choveu! rs
Oi Claudia, que bonito o templo! E esse jardim, nossa! Adorei as estátuas, tão lindas. Também compraria uns pães na saída, eles estão com uma cara bem gostosa.
ResponderExcluirÉ lindo né? Me surpreendi com a beleza e todo o cuidado no local.
ExcluirOs pães estavam ótimos!!!
O templo deve ter uma paz incrível! Teve uma época que eu muito queria visitá-lo, mas acabei esquecendo e lendo o seu post a vontade voltou com tudo. Dizem que as comidinhas do restaurante vegetariano que tem lá são bem gostosas!
ResponderExcluirBeijo ♥
Vai um dia Sté, vale a pena!
ExcluirÉ bem gostoso, pedi um croissant de queijo e estava bem bom!
Como eu amo esse lugar!! <3
ResponderExcluirSó tive oportunidades de visitar o templo aos finais de semana, quando tá bem cheio.. adoraria ir de semana assim e pegar ele mais vazio. Sempre me senti muito bem lá e é um dos meus lugares favoritos em SP.
Amei tuas fotos de lá! <3
Quando chegamos não tinha ninguém e até estranhei, pensei que estava fechado pra manutenção rs
ExcluirÉ um lugar realmente especial!
Obrigada Taís! ♥
Que linda a cara nova do blog <33
ResponderExcluirAdorei as fotos, especialmente esses mini budas na natureza! Eu acho lindo a arquitetura de templos budistas. Tem um na minha cidade tambem, mas é menor que esse.
Talvez você devesse voltar quando estiver menos cheio e ver se sente alguma coisa hahaha
Beijos! :)
Obrigada Nat! ♥
ExcluirEu achei tudo muito lindo, fiquei impressionada! Agora quero conhecer mais templos pra dar uma comparada né! rs
Acho que sim. O movimento e barulho atrapalham muito...
Parece que só a atmosfera do lugar já dá uma paz, né? Tá aí um lugar para eu adicionar na minha lista. Lindas fotos!
ResponderExcluirBjs!
Evelyn
New Romantic
Sim! Só de entrar lá a gente se sente calmo!
ExcluirObrigada Evelyn! ♥
gente, esse templo é muito lindo! tenho muita vontade de conhecer ♥ as fotos ficaram lindas e o videozinho tb. e eu certamente prefiro lugares mais tranquilos :)
ResponderExcluirValeu K!
ExcluirEu também opto por lugares mais tranquilos! hehe
Bjaoo
Deixe um comentário e faça alguém feliz! ♥